segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os cães mais influentes da história


Os cachorros são historicamente considerados nossos melhores amigos, então é natural que alguns desses animais nos influenciem, ou deixem seu nome marcado na história da humanidade. E é sobre isso que o autor Sam Stall, que também escreveu Cachorro: manual do proprietário, trata em 100 cães que mudaram a civilização: uma lista dos principais cachorros que conseguiram a façanha de entrar para a história humana.

(Revista Época)

sábado, 28 de maio de 2011

Cães ganham protetor auditivo para passear de avião


Se seres humanos usam protetores auditivos principalmente para trabalhar em locais barulhentos, animais de estimação ganharam sua versão para poder passear de avião com seus donos.

Idealizados pela pela piloto norte-americana Michelle Macguire, que queria proporcionar uma viagem mais tranquila para seu labrador Cooper, os protetores auditivos são comercializados pela empresa Mutt Muffs. De acordo com reportagem do jornal britânico “Daily Mail“. Michelle fez voos curtos acompanhada pelo cão com e sem a proteção para comprovar a utilidade do objeto.


Produzido em cinco tamanhos, o produto que isola o barulho é usado por diferentes raças de cachorros e até mesmo por gatos. No site da empresa, há fotos de animais com policiais, em corridas de carros, em passeios de barco e outras situações.

Segundo a criadora, os protetores são usados por cachorros das forças armadas baseados no Iraque e no Afeganistão. Além de resolverem o problema dos inúmeros bichinhos em noites de fogos de artifício.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cão vela a mãe morta após desastre no Alabama (EUA)

Alex, uma cachorra de sete anos, ficou ao lado do corpo da mãe, Lexus, que morreu em Concord, no Alabama (EUA), vítima dos tornados que atingiram o país, há um mês.

A foto, tirada em 27 de abril, só foi divulgada agora. Mais de 350 pessoas morreram, sendo pelo menos 250 vítimas fatais são do Alabama. A organização de ajuda aos animais, Metro Animal Shelter, em Tuscaloosa, abriga hoje mais de 400 animais, o dobro do que antes das tempestades.

Do: R7

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cadela é encontrada 9 anos depois e a 1.700 km de distância na Austrália

Notícia do G1


Cadela chamada 'Muffy' foi encontrada em Melbourne, na Austrália, nove anos depois de ter desaparecida em Brisbane. (Foto: Reprodução/Herald Sun)

A cadela chamada “Muffy” foi encontrada em Melbourne, na Austrália, nove anos depois de desaparecer em Brisbane – as duas cidades ficam a quase 1.700 km de distância uma da outra -, segundo o jornal australiano “Herald Sun“.

Chloe Rushby tinha apenas oito anos de idade quando seu animal de estimação sumiu. Hoje, está com 17. Chloe e sua família ficaram eufóricas após receberem uma ligação da RSPCA (Sociedade para Proteção dos Animais) de que a cadela tinha sido achada.


Segundo Gail Coulter, da RSPCA, “eles ficaram inicialmente chocados e confusos. Mas, quando mencionei o nome Muffy, que constava no chip, e dei uma descrição dela, eles ficaram extremamente animados”.

De acordo com Coulter, o que aconteceu com “Muffy” ainda é um grande mistério.

sábado, 21 de maio de 2011

Rottweiler participa de trabalho de demolição de prédio em SC

Um rottweiler entrou em um prédio ainda em construção, mas prestes a desabar, em Lages (SC), para ajudar na demolição do edifício. O trabalho, que durou cerca de 100 horas, contou com a participação de dez homens, além do cão da Polícia Militar, que se chama Hulk.

Como a Defesa Civil não permite que pessoas entrem em um prédio que corre risco de desabamento, a missão de Hulk era levar um cabo de aço de um lado ao outro do edifício para que o resto do trabalho pudesse ser executado pela equipe. O cão passou por baixo da construção cinco vezes.

“Para ele, isso é um jogo, uma brincadeira. Ele faz como se estivesse treinando, então ele faz com prazer, com alegria, e o medo naquele momento eu creio que praticamente não tenha existido”, diz Joel Lamin, subtenente da Polícia Militar. Para Lamin, o vínculo de amizade entre ele e o animal fez com que Hulk atravessasse os escombros para chegar até o outro lado, onde estava o subtenente.

Hulk tem dois anos e meio de idade e pesa quase 60 quilos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Chihuahua nasce com coração manchado no pêlo


Um filhote de Chihuahua nasceu em uma loja de animais em Odate, norte do Japão, com uma mancha no pelo com o fomato de um coração.

O cão, que foi chamado de Love, não é o único com a mancha. Seu irmão mais velho, Heart, também tem a mesma marca.

A dona da loja, Akiko Sato, diz que o cãozinho traz boa sorte a ela e a qualquer um que o vê. Ela diz que muita gente mostrou interesse em comprar os animais, mas que não tem planos de vender os cães.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Porquinho treina junto com cães na Austrália

A exemplo do ocorre no filme “Babe, o Porquinho Atrapalhado”, uma leitoa de três meses está sendo treinada com cães em uma cidade na Austrália. Gidget pertencia à Associação de Cães da Austrália, em Mareeba, no nordeste do país, onde faz parte dos treinamentos de um grupo de dez cães. Ela foi comprada pelo casal Sarah e Lester Plowman, para ser dado como presente ao filho Augustine.


Para Sarah, Gidget “acha que é um cachorro”. “Mas ela tem um cheiro diferente e solta grunhidos em vez de latir”, disse ela. A treinadora, Liz Oeham, disse que sempre quis treinar um porco. Ela acredita ainda que o animal pode ajudar a ensinar cães a se concentrarem e ignorarem distrações.

Segundo Liz, porcos já foram usados no treinamento de outros animais, mas na Austrália essa seria a primeira vez que um leitão treinou com tantos cães. Gidget entende que há tempo de descanso e hora de brincar, e se comporta diferente quando tem que treinar com os cães, explica Sarah.

O porquinho gosta de comer melão, grãos e leite. Ele divide a casa e a atenção dos donos com uma égua, um pônei, um galo e um cabrito.

domingo, 15 de maio de 2011

Cão é salvo no Japão após ficar com roda entalada na cabeça

Notícia do G1


Bombeiros levaram 4 horas para livrar o cachorro do incômodo. Animal foi levado para um abrigo e será colocado para adoção
Um cão foi salvo pelos bombeiros no dia 13 de setembro na cidade de Okayama, no Japão, depois de entalar a cabeça em uma roda, segundo publicou a imprensa japonesa. Os bombeiros levaram cerca de quatro horas para livrá-lo do estranho incômodo.

O cachorro não tinha identificação e deve ter entre sete e oito anos de idade. O animal foi levado para um abrigo da cidade japonesa e será colocado para adoção. De acordo com a imprensa, mais de 50 pessoas já mostraram interesse em adotá-lo.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bombeiros chamam até helicóptero para resgatar totó

Os bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, montaram uma operação de guerra para resgatar um pastor alemão – um cachorro, não um reverendo protestante de origem germânica – que havia caído em um rio.

A ação envolveu 50 homens e até um helicóptero. Apesar de ter recebido críticas, o capitão Steve Ruda não se arrepende da operação.
  • Já tínhamos homens trabalhando naquela área e, por isso, não houve nenhum gasto excessivo de dinheiro.
Não se sabe como o totó foi parar lá e, nem mesmo, quem é o dono do bichinho. Como o cão estava assustado, ele mordeu o dedão do bombeiro Joe St. Georges. O cara afirma que não ficou magoado com a falta de consideração do animal.
  • Eu não estabeleci nenhum tipo de contato com o cachorro. Ele estava com frio, molhado e com medo. Daí, de repente, um estranho pula nas costas dele. Entendo bem o que ele fez.
Os bombeiros apelidaram o pastor alemão de Vernon, nome da cidade onde o bicho foi encontrado. Agora, para terminar a missão, os homens buscam os donos do cachorro.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Competição reúne cachorros da polícia no interior de SP


A cidade de Descalvado, 243 km de São Paulo, irá sediar o 1º Torneio de Cães de Polícia. O evento será num clube mantido por fabricante de ração cachorros das Forças Armadas, de polícias e guardas municipais brasileiras.

A prova a que os bichos serão submetidos será a simulação de uma ocorrência policial de tráfico de drogas. “A equipe terá que fazer a abordagem e detectar a existência de entorpecentes escondidos em até três pontos distintos de uma edificação montada no Royal Clube”, comentou Giovanni Lara, gerente da empresa.

As equipes, compostas por duas pessoas e até dois cachorros, terão 15 minutos para encontrar as drogas. Três juízes avaliarão a abordagem e selecionarão os melhores cães e adestradores.

Os cinco mais bem colocados receberão um troféu, 20 kg de ração canina e duas guias de 1,5 metro. O torneio é aberto ao público e acontece às 8h, no Royal Clube (Rua João Augusto Cirelli, 210, em Descalvado). A entrada é gratuita.

Notícia do G1

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Homem que libertou cão de “corredor da morte” decide se render

Um australiano que libertou seu cão para impedir que ele fosse sacrificado e fugiu com o animal foi localizado pela polícia nesta sexta-feira, informou a rede de TV australiana ABC News.

O cachorro do australiano Ron Gilbertson, Max, um Staffordshire Terrier, havia sido “condenado” à morte por autoridades do Estado da Austrália do Sul por ter causado ferimentos em outros cães e ovelhas.

Na semana passada, no entanto, Gilbertson, sob o pretexto de fazer “uma última visita” ao cachorro, foi até a clínica onde ele aguardava para ser sacrificado e o libertou da jaula, usando um alicate.

Gilbertson então fugiu com o animal, deixando sua mulher e dois filhos para trás.

Nesta sexta-feira, a polícia localizou o homem, que teria expressado o desejo de se render para as autoridades.

“Ele basicamente decidiu se render, então eu sugiro que ele faça a coisa certa e traga o cachorro para que a situação seja resolvida”, disse Andy Stott, da polícia da cidade de Mount Gambier.

Segundo as autoridades, Gilbertson pode ser processado por danificar propriedade e libertar um cachorro que estava preso.

fonte BBC Brasil

sábado, 7 de maio de 2011

Cão americano de 2,13 metros luta pelo título de mais alto do mundo

Recorde está vago desde a morte de Gibson, que vivia na Califórnia. “Quando ele abana a cauda, derruba coisas por toda a casa”, conta dona.


A americana Caryn Weber posa ao lado de Boomer, cão que pode assumir o posto de mais alto do mundo. O recorde está vago desde a morte de Gibson, um cão dinamarquês que vivia na Califórnia. (Foto: AP)

Boomer tem 3 anos, e mede 2,13 m da ponta do focinho até a cauda. Da pata até a cabeça, ele tem 91 cm. 'Quando ele abana a cauda, derruba coisas por toda a casa', conta dona. (Foto: AP)

Notícia do G1

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cachorro salva a vida de criança húngura

Da EFE
Um cachorro da raça Santo Humberto (Bloodhound) salvou na noite de ontem uma criança que tinha se perdido perto de uma estação de trem na Hungria, informou hoje a agência de notícias húngara “MTI”.

Ontem de manhã, a mãe do menor notificou o sumiço do filho na estação de trens da localidade de Barand, na província de Hajdu-Bihar. Depois de dez horas de buscas, as unidades especiais de resgate do Centro de Saúde de Debrecen encontraram o menino graças à ajuda do cachorro, que rastreou as pegadas do garoto. Barand fica na Grande Planície húngara, perto do parque nacional de Hortobagy, onde são registradas temperaturas extremamente baixas no inverno

terça-feira, 3 de maio de 2011

De orelha em pé: limpar o ouvido dos cães evita inflamações

Você tem o costume de reparar se as orelhas do seu cachorrinho estão sujas? Pois deveria. Segundo a veterinária Isabela Kieling, da Physical Clínica, uma limpeza correta dessa parte do corpo do bichinho evita doenças como otite (inflamação do conduto auditivo). “Otites recorrentes ou mais profundas, denominadas internas, podem afetar o equilíbrio do animal e até mesmo levar à surdez”, afirma ela.

Isabela explica que esse tipo de inflamação é muito comum em raças de orelhas caídas, como labrador e poodle, ou compridas e peludas, como cocker spaniel e basset hound. “Orelhas caídas abafam os ouvidos e não permitem a circulação do ar, condição que favorece a multiplicação de bactérias e fungos”, explica ela.

Saber se o cão sofre de otite é fácil: além do cheiro forte provocado pela inflamação e do visível excesso de cera, o animal tende a pender a cabeça para um dos lados, coçar atrás das orelhas com freqüência ou esfregar a orelha no chão. Entre as principais causas de otite estão falta de higiene, umidade, parasitas, fungos e bactérias. Mas alergias, problemas de pele, distúrbios hormonais e até a predisposição da raça também podem resultar na doença.

Limpar as orelhas do animal e mantê-las livres de umidade é o melhor jeito de prevenir a otite. O próprio dono pode cuidar disso, passando, na parte interna das orelhas do cachorro, o dedo indicador envolvido em algodão embebido em uma pequena quantidade de ceruminolítico (produto que dilui a cera, encontrado em lojas especializadas). “A higiene pode ser feita uma vez por semana, junto com o banho, ou quando for necessário”, ensina Isabela.

E não é preciso ficar com medo de machucar o bicho. Como o tímpano de cães e gatos é bem fundo, não há risco de o dono perfurá-lo durante a limpeza. “O importante é nunca usar cotonetes ou pinças com algodão, a fim de evitar acidentes”, recomenda Isabela. “Caso o animal já esteja com otite, o melhor é levá-lo ao veterinário para que seja feita a higiene adequada”, acrescenta ela. O tratamento da inflamação é feito com medicamentos próprios, como antibióticos.

Vi no GNT

domingo, 1 de maio de 2011

Cachorro de estimação sobrevive 98 dias sozinho em ilha nos EUA


Um cão da raça Beagle passou 98 dias sozinho em uma ilha de New Jersey, nos Estados Unidos, depois de se perder de seus donos em um passeio na praia em Manasquan, segundo reportagem da “Fox News”.

“Buddy”, de quatro anos, voltou para casa na segunda-feira (7) depois de ser encontrado pela guarda costeira em uma linha de trem próxima à ilha. “Os guardas disseram que ele estava cavando a areia, provavelmente procurando mariscos ou siris”, contou a dona, Edith Kelley.

Ela não sabe como o animal de estimação sobreviveu tanto tempo sozinho, mas os guardas a disseram que o “Buddy” pode ter se alimentado de gaivotas encontradas mortas na orla.

Segundo os donos, o cão, que pesava 15 quilos, voltou para casa com cerca de oito. A família já não tinha mais esperanças de encontrá-lo. “Eu não acreditei, depois de 98 dias. E ele está se comportanto como antes, não voltou selvagem”, disse Edith.
 

Meu Cãozinho © 2009.