terça-feira, 5 de outubro de 2010

Correr com cães traz benefícios para dono e animal

Do R7
Antes de começar a corrida, leve seu cão para fazer uma bateria de exames
Muitas pessoas que correm ou fazem cooper, que é a corrida num ritmo mais moderado, costumam levar o cachorro como acompanhante durante a atividade física. Será que essa prática faz bem para o animal?

Segundo Lineu Rodrigues Padovese, veterinário formado pela Universidade de São Paulo (a USP), fazer exercícios físicos e correr com o cão traz uma série de benefícios – tanto para o homem quanto para o pet. No entanto, o dono deve seguir algumas recomendações antes de começar a corrida.

- Andar de forma mais acelerada e correr com o cachorro é muito benéfico, mas existem alguns cuidados antes de começar essa prática. Assim como o dono, o cão deve fazer uma bateria de exames para saber se não possui nenhum problema de saúde e se tem condições físicas para correr. A corrida serve como antistress, ajuda a manter a saúde, combate o sedentarismo e libera a energia acumulada do dois. Sem contar a aproximação que dono e cão sentem durante a corrida.
A apresentadora de TV Luisa Mell e seus labradores na capa de uma revista esportiva
Contudo, antes de adquirir seu cão, tenha em mente se você quer um bichinho apenas para fazer companhia ou se pretende fazer cooper ou corrida com esse animal. Isso para que você possa escolher uma raça que atenda às suas expectativas.

- A pessoa deve comprar um cão adequado ao seu estilo de vida. Existem raças que têm mais preparo físico, são mais ativas e vão conseguir acompanhar os donos na corrida. Esse é o caso do border collie (extremamente ativo), golden retriever, labrador e pastor alemão. O desempenho do cão depende muito da raça e da idade do animal. Não é ideal correr com raças de pequeno porte, que em geral são melhores para companhia, como o lhasa apso, shi tsu e chiuaua. Veja bem, isso não quer dizer que esses cães não vão praticar atividades físicas, só que não são ideais para a corrida.

Padovese alerta ainda que antes da corrida o animal deve ser alimentado com ração de boa qualidade e durante o percurso o dono deve oferecer água a ele. Para os cães que já têm algum condicionamento, a corrida deve ser de, no máximo, cinco quilômetros. A duração não pode passar de meia hora.

Agora, se seu cãozinho é iniciante, o ideal é começar a fazer apenas uma caminhada mais intensa com ele. Só depois dá para correr pequenas distãncias. O aumento no percurso deve ser progressivo.


Experiência

O publicitário Ricardo Santos conhece bem os benefícios de correr ao lado de um cão. Ele e Bruna, uma golden retriever de dez anos, se divertem bastante entre uma corrida e outra.

- Eu comecei a correr com a Bruna esse ano. Como treino às terças, quintas e sábados, complemento a atividade aos domingos correndo com ela. Não dá para fazer treinos longos porque ela já tem idade, mas ela curte muito e eu acho o maior barato. É muito saudável. Se você consegue unir o passeio do cachorro com a sua atividade física, isso é perfeito!
 

Meu Cãozinho © 2009.