quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pode-se cortar a cauda e as orelhas dos cães?

do R7

Muitas raças são submetidas ao corte da cauda, a caudotomia, e das orelhas. Quando não passam por esse procedimento, podem até serem confundidas com outras raças.

A verdade é que o corte da cauda e das orelhas por motivos estéticos, nada mais é do que uma mutilação. Mário Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, conta que a cauda é uma ‘extensão’ da coluna vertebral e é uma parte bastante sensível do corpo do animal, não sendo recomendado o corte.

Em 19 de março de 2008, o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Brasil, proibiu os especialistas de realizarem cortes de orelhas para fins estéticos. No entanto, ainda há muitos profissionais que fazem tanto a cirurgia quanto a caudotomia.

De acordo com Marcondes, o profissional pode responder por questões éticas no Conselho de Medicina Veterinária:

  • Se o animal for saudável e o procedimento for somente por questões estéticas, o veterinário não deve realizá-la nem com o termo de consentimento do dono.

Existem casos nos quais há necessidade de amputação por motivos de saúde, como quando o animal morde insistentemente a ponta do rabo, fere com frequência a extremidade ao bater em objetos, causando sangramento, tumores, etc..

Nesses casos poderá ser efetuada a cirurgia inclusive de animais adultos.

Cão com cauda é cão sem pedigree?

Marcondes explica que, embora o padrão de muitas raças recomende o corte, a caudotomia não é obrigatória – podendo um cão com cauda íntegra ter pedigree e participar de exposições.
Alguns proprietários já começam a optar por não fazer a caudotomia em seus animais, reservando um filhote antecipadamente com o criador, e solicitando que o rabo não seja cortado.

Há pessoas que, quando compram seu cão com o rabo curto, acham até que ele já nasceu assim, mas o especialista comenta que são raros os casos de animais que nascem com a cauda bem curta ou ausência dela.

Marcondes afirma também que, após as proibições destas cirurgias estéticas, começaram a aparecer vários animais com cauda longa e orelhas sem corte. Isso leva as pessoas a se acostumarem com um novo padrão estético.

Devemos considerar o bem-estar do animal antes da estética, além do direito que os cães têm de se expressar e se comunicar naturalmente conosco e com a sua própria espécie.
 

Meu Cãozinho © 2009.