quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saiba como identificar a otite canina

Do R7
O tratamento da doença varia de acordo com o agente causador
Se o seu cachorro está com muita coceira nas orelhas, dor, um cheiro desagradável e forte nessa região e apresentando secreção, saiba que o seu animal pode estar com otite canina, umas das doenças inflamatórias mais comuns em cães. Nos casos mais graves e avançados da doença, o animal apresenta um quadro de desequilíbrio e alterações de comportamento, como andar em círculos, por exemplo.

A otite canina é a inflamação do conduto auditivo e os agentes causadores da doença devem ser identificados rapidamente para que o cão tenha o tratamento adequado, como explica Andrea Bonates, veterinária formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

- Depois de perceber os sintomas, o dono deve levar o cachorro imediatamente ao veterinário.

O ideal é identificar a causa dessa inflamação através do exame clínico e fazer exames complementares como o de secreção para saber que tipo de microorganismo atingiu o conduto auditivo, exame citológico para saber se a causa é por uma bactéria ou fungo e o exame parasitológico, para saber se o causador é um parasita. Depois de descobrir qual é o agente causador da otite é que o veterinário vai entrar com a medicação específica, para começar o tratamento.

Segundo a veterinária, o tratamento é feito com antibióticos, antiinflamatórios, antifúngicos e, se a causa da otite for sarna, deve-se entrar com remédios que tenham parasiticidas. Caso o animal esteja com excesso de cera, o ideal é diluir a cera e depois limpar adequadamente as orelhas do cão para iniciar o tratamento. 

Andrea explica que existem algumas condições e fatores que predispõem o aparecimento da doença.

- Cães com orelhas pendulares (caídas) diminuem a ventilação e aumentam a umidade tornando o conduto auditivo um local ideal para o desenvolvimento de bactérias, fungos e sarnas. Dobras cutâneas na orelhas, excesso de pelo e cera no ouvido e até mesmo a higienização mal feita das orelhas, além de tumores no conduto são fatores que diminuem a defesa imunológica surgindo a otite canina.

Para prevenir a otite canina o dono deve tomar algumas precauções fáceis como, por exemplo, limpar a parte exterior das orelhas do animal de forma leve, proteger as orelhas com algodão toda vez que o cão tomar banho e não retirar toda a cera dos ouvidos do animal porque ela serve como proteção.

A veterinária alerta que se o cachorro já estiver com a doença, o ideal é tratar o animal rapidamente e de forma correta de acordo com o diagnóstico, caso contrário, o quadro pode evoluir.

- Se a otite se tornar mais grave e profunda o cachorro pode ter perfuração de tímpano e ficar surdo.
 

Meu Cãozinho © 2009.