terça-feira, 8 de março de 2011

Donos fumantes fazem mal à saúde dos bichos


Os donos fumantes podem prejudicar a saúde dos próprios bichos de estimação. Segundo Alexandre Sano, médico veterinário da clínica Med Dog, em São Paulo, a fumaça prejudica os bichos do mesmo modo que prejudica as pessoas.

- A fumaça pode irritar o sistema respiratório dos bichos, pois acumula resíduos no pulmão. Ao lado dos donos fumantes, os animais acabam virando fumantes passivos.

As doenças mais comuns que os bichos podem contrair por causa da fumaça são a rinite e a sinusite. Os problemas tendem a ser maiores em animais braquicefálicos, aqueles que têm o focinho achatado – como pug, bulldog, boxer, lhasa apso, shitzu, pequinês e algumas raças de gatos.

- Os primeiros sintomas de que o bicho está com algum problema respiratório podem ser espirros e secreção nasal. Em alguns casos, a inflamação nas vias respiratórias é tão grande que rompe os vasos da narina e pode sangrar.

A lei que proíbe o fumo em ambientes públicos e fechados, (Lei 13.541 de Ambientes Livres de Tabaco, aprovada em agosto de 2009), talvez não tenha sido tão boa para animais. Isso por que as pessoas, que não podem fumar em lugares públicos, acabam fumando mais vezes dentro de casa, e consequentemente, mais próximo aos seus bichinhos.

O médico afirma que animais com problemas respiratórios podem ser tratados com remédios e antiinflamatórios, mas isso os deixará dependentes a vida toda. Sem contar que a nicotina continua se acumulando no pulmão…

A melhor opção para donos fumantes não afetarem seus pets é fumar em locais abertos, bem longe deles.

Denise Schwartz, professora e pesquisadora da Faculdade de Medicina e Veterinária da USP, afirma que não adianta apenas fumar em um cômodo separado do bicho.

Denise coordena uma pesquisa para analisar as alterações que o fumo dos donos pode fazer no organismo dos bichos, mas o estudo ainda está no começo.

- A pesquisa está em fase inicial ainda, mas já existem alguns trabalham que provem que há interferência do cigarro do dono na saúde do bicho.

Um dos problemas mais graves que pode atingir o pet é o câncer no pulmão. Este câncer é um dos mais agressivos para animais e os leva à óbito em cerca de dois meses.

Sano brinca que talvez a melhor solução para o bicho seria trocar de dono. Quem é fumante deve prestar atenção redobrada na saúde do bicho, principalmente se ele demonstra alguns dos sintomas citados acima. O quanto antes for feito o diagnóstico, melhor é para o animal, no entanto, a solução de fato é diminuir, e se possível, anular o contato do bicho com a fumaça.

Notícia do R7
 

Meu Cãozinho © 2009.