quinta-feira, 10 de março de 2011

Veterinária vai além de cuidar dos animais domésticos


Dois fatores são essenciais para quem escolher a carreira de veterinário: vocação e gostar de animais. O curso ensina o aluno a cuidar da saúde de rebanhos e animais domésticos e a controlar a produção de alimentos de origem animal, deixando-o apto a dar atendimento clínico e cirúrgico.

Ao todo, existem 160 cursos de medicina veterinária no país, oferecidos na grande maioria por universidades públicas. Disciplinas como anatomia, farmacologia, nutrição, biofísica veterinária, sociologia rural e bioclimatologia fazem parte do currículo da graduação.

O mercado de trabalho para o veterinário está dividido em três segmentos: clínica, saúde animal e pública e reprodução animal. Para Enrico Lippi Ortolani, professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, as áreas de animais silvestres e atendimento clínico em pets estão saturadas.

- Atualmente, as áreas de criação de aves e suínos, bovinos de leite e de corte, reprodução e empresas veterinárias são ótimo mercado para novos profissionais. Outros segmentos são o de tecnologia de alimentos, em especial no atendimento às grandes redes de supermercados, na área de controle de zoonoses (doenças de animais transmitidas aos seres humanos).

Sobre a qualidade dos cursos oferecidos, Ortolani recomenda as instituições públicas, mas afirma que as faculdades particulares têm melhorado. No entanto, no último exame organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), 52% dos graduados não passaram. Mesmo assim, Ortolani – que vê avanços nas graduações.

Duração mínima: cinco anos.
Estágio: obrigatório
Média salarial: R$ 3.000
Tipo de trabalho: cuidar de rebanhos e animais domésticos.
Atuação: empresas privadas, órgãos públicos e ONGs
Número de profissionais registrados no país: 71 mil

Notícia do R7
 

Meu Cãozinho © 2009.