terça-feira, 14 de junho de 2011

Aluguel de cães vira mania no Japão


Uma mania pouco conhecida no mundo ocidental está ganhando cada vez mais adeptos no Japão: o aluguel de cães de estimação. A prática vem conquistando adeptos no país, onde cresce o número de empresas especializadas no serviço.

As lojas oferecem aluguel por hora, dia ou até por mês. Os preços variam de acordo com o tempo de estadia do cão com o cliente e do tamanho do animal.

Na rede de lojas especializadas Janet Village, por exemplo, o aluguel pode ficar entre 1.575 ienes (R$ 25) por hora para cães pequenos, e de 2.100 ienes (R$ 34) por animais maiores.

A mesma loja diz que as opções mais populares entre os clientes são o aluguel dos cães por 24 horas e o aluguel apenas para um passeio de uma ou duas horas.

Segundo Mayumi Kitamura, dona de outra loja do ramo, a Zoo, os cães oferecidos para o aluguel são, na maioria, animais que estavam à venda nas lojas quando filhotes e que acabaram ficando em estoque.

Experiência
Além de atender ao desejo ocasional de ficar em companhia de um cachorro, o aluguel funciona também como forma de se “experimentar” os bichos para depois eventualmente comprá-los.

Na rede Zoo, que tem cinco lojas na capital japonesa, a maioria dos clientes são pessoas que querem experimentar o convívio com animais de estimação.
Quando o cliente realmente decide comprar, a loja desconta a despesa do aluguel.

Em alguns casos, famílias com crianças que desejam criar animais de estimação, experimentam o convívio com o animal para verificar se surgem problemas como alergia ou como a eventual falta de afinidade com outros animais de estimação já existentes na casa.

BBC Brasil
 

Meu Cãozinho © 2009.